segunda-feira, 21 de junho de 2010

A escultura brasileira se moderniza

Na década de 20, graças principalmente à produção de Vítor Brecheret (1894-1955), a escultura brasileira se modernizou. Suas obras afastaram-se do real e ganharam expressão por meio de volumes geometrizados, delimitados por linhas sintéticas e poucos detalhes.
Vítor Brecheret estudou no Liceu de Artes e ofícios de São Paulo. Em 1913, foi aperfeiçoar-se Europa. Em Roma, participou da Exposição nacional de Belas Artes de 1916 e obteve o primeiro lugar, com a obra Despertar.
Brecheret voltou ao Brasil em 1919. Em 1920, apresentou a maquete do Monumento às Bandeiras – escultura em granito, 50 metros de comprimento, 16 de largura, 10 de altura e composto de 37 figuras, se encontra no parque do Ibirapuera em São Paulo – iniciada em 1936 e inaugurada em 25 de Janeiro de 1953.
Participou da Semana de Arte Moderna; entre 1923 e 1929 tomou parte dos salões franceses com esculturas bem aceitas. É o caso do Sepultamento, obra premiada em 1923 e Portadora de Perfume, exposta em 1924.
Brecheret produziu muito e criou obras gigantescas, como o Monumento às Bandeiras e o Monumento a Caixas. Mas também, soube dar beleza as pequenas e graciosas peças em mármore, como a Bailarina e Tocadora de Guitarra.

Um comentário:

  1. Anônimo16:55

    Agradeço por ter postado essas informações sobre "A Escultura Brasileira se Moderniza", pois com essa matéria deste Blog vai servir para fazer meu trabalho para amanha que eu tinha esquecido rsrs

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